O desafio de ser professor na era Digital


                                                                                                              *Valdelice R. Passos
                                                                             ** Sérgio Loss

     Com as mudanças socioeconômicas decorrentes da tecnologia digital em nossa sociedade, o comportamento dos alunos já não é mais o mesmo e a preocupação em prepará-los para atender as demandas do cotidiano já está cada vez mais intensa para os professores. A exigência do mundo tecnológico é cada vez maior, requer pessoas qualificadas para atender as exigências do mercado capitalista e engajar-se no mundo da comunicação com muito mais freqüência.
            Ser professor hoje por si só já é um desafio. Nas escolas públicas brasileiras onde uma grande quantidade de professores atua, poucas mudanças aconteceram em relação às tecnologias. Quando a escola está equipada com recursos tecnológicos, faltam funcionários; quando há funcionários, falta qualificação para atender as demandas metodológicas digitais.
     Os alunos da era digital sabem usar os recursos tecnológicos no seu cotidiano, influenciados pelo novo modelo de mundo tecnológico social em que estão inseridos; nasceram privilegiados numa era onde a comunicação e a informação estão disponíveis para todos. As crianças de hoje se comunicam com seus colegas pelas redes sociais, MSN e outros recursos tecnológicos com muito mais intensidade. O mundo digital é uma referência para divertir, brincar, estudar, etc.     
            O professor, nesse novo contexto, assume um papel importante como mediador do conhecimento e por isso deve ser cuidadoso na seleção dos recursos tecnológicos que vai disponibilizar para seus alunos. Espera-se que fique atento a programas educacionais que não servem para o aluno enriquecer seu conhecimento. É importante saber que os recursos tecnológicos por si só não contribuem para a aprendizagem do aluno. Ela vai depender do planejamento de uso desses recursos, de estratégias que contribuirão para enriquecer as aulas torná-las mais atrativas.
         As demandas digitais exigem mais tempo do professor na preparação de suas aulas e muito conhecimento do que vai utilizar, pois, se trabalha com criança, deve respeitar a faixa etária em cada programa que vai utilizar. O tempo no uso desses recursos na escola e as regras de convívio social são importantes também, pois é preciso ser objetivo e oportunista, mas sem perder de vista o respeito quanto às políticas de relacionamento e de uso da infraestrutura da escola.
      É um desafio ser professor na era digital. Exige-se tempo para estudar, planejar uma boa aula, ter na escola um mínimo de recurso tecnológico disponível para os alunos, profissionais qualificados em tecnologias. Mas a falta de tudo isso não justifica o despreparo do professor, o não planejamento alternativo. O mundo da tecnologia está se expandindo cada vez mais e o professor deixou de ser o centro do saber; passou a ser o mediador de muitas dessas informações que acabam chegando à escola pelos alunos. Cabe a ele transformá-las em aprendizagens.  

____________________
* Cursando Letras pela Universidade Federal de Rondônia
** Prof° Mestrando Da Disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação /UNIR

Um comentário:

  1. parabéns amigo muito boa suas considerações continue produzindo assuntos que enriqueçam um abraço prof Ramiro Thamay
    thamaythamay@yahoo.com

    ResponderExcluir